"Leen Liu Dai Da"

"Leen Liu Dai Da"
"Leen Siu Dai Da" - "Economy Of Time And Motion"

SOBRE O WING CHUN








O Wing Chun é uma estilo tradicional do Gung fu Chinês de Shaolin e usa velocidade e deflecção em vez do uso da força contra um adversário. É uma arte económica, sem técnicas que envolvam qualquer tipo de floreados. È extremamente prática e eficaz, contém aplicações de luta de rua que se encaixam perfeitamente na nossa sociedade corrente. Não é necessário ser-se muscularmente forte, superfit ou altamente flexível para se ter sucesso na prática do Wing Chun ( o que faz desta arte uma das únicas que pode ser praticada até longa idade).

O sistema é constituido por uma grande variedade de técnicas, que inclui:

Bloquear com as mãos e ataques (punhos, palmas, cotovelos, dedos, e ataques com o antebraço) pontapés, joelhos, bloquear com as pernas e varrimentos.
Bloquear com as articulações, agarrar e segurar.
Luta de chão.
Chi (Energia) desenvolvimento
Palma de ferro.
Armas (bastão de madeira e as espadas borboleta).




Só existem três formas de mãos vazias, uma forma do boneco de madeira e duas formas de armas em todo o sistema. Todas as sílabas do sistema de Wing Chun se baseiam nestas formas e o aluno irá aprender estas formas pela ordem que são apresentadas pelo sistema, em conjunto com todas as suas aplicações e teoria nós damos total conhecimento sobre o estilo de combate do Wing Chun.


História do Wing Chun



Um monge da Ìndia enquanto viajava pela China notou durante a meditação dos monjes Chineses que estes tinham tendência para adormecer, portanto inventou uma rotina de exercícios, que incluia técnicas de combate para aumentar a saúde mental e física.

Naquele tempo durante a dinastia Ch´ing (1644-1911) os Manchus invadiram a China e proíbiram a prática de artes Marciais, e sabiam eles o que se passava no templo de Shaolin. O templo estava muito bem fortificado para ser atacado, então eles decidiram subornar um monje que lhes mostrou uma entrada secreta. Quando os Manchus entraram deitaram o fogo ao templo e mataram os ocupantes, no entanto cinco conseguiram escapar, um deles era uma monja (freira) chamada Ng Mui. Os cinco dispersaram ao longo da China, Ng Mui foi para o templo "White Crane", no qual ela ficou e continuou a sua vocação.

Um dia Ng Mui conheceu uma mulher que estava a ser molestada por um filho de um grande dono de terras local chamado Wong, Ng Mui disse á mulher para dizer ao Wong para a deixar em paz durante um ano, e no final desse tempo ela iria voltar com uma resposta para a proposta de casamento de Wong. Wong concordou e a mulher ficou durante um ano a aprender técnicas de combate ensinadas pela monja (freira) Ng Mui.

Quando elas regressaram um ano mais tarde ela disse ao Wong que eles deviam lutar, e se por acaso ele ganhasse ela casaria com ele, mas se ele perdesse teria de deixar a cidade para sempre. Wong concordou, mas ela venceu-o facilmente, isto significou que ela então poderia casar com o homem que queria Leung Bok Cho.

Um dia durante a boda eles combateram de novo e outra vez usando as técnicas que lhe tinham sido ensinadas, ela venceu de novo facilmente. Isto impressionou tanto o seu marido, Leung Bok Cho que lhe pediu que o ensinasse o seu estilo de luta, e assim ela o fez. Ele então aprendeu a arte e começou a ensina-la a outras pessoas, e para honrar a sua esposa deu o seu nome á arte marcial de Wing Chun, o nome da esposa era, Yimm Wing Chun, o que significa "Tempo da Bonita Primavera".




Entretanto passou o conhecimento de geração em geração até chegar a Ip Man, Ip Man ficou bastante conhecido pelo que fez ao divulgar esta arte e principalmente por ter ensinado o famoso ator de cinema Bruce Lee.


WING CHUN SUP CHUT YIU
Os 17 Mandamentos (Musts) do Wing Chun:

Gau Foong Yiu Han - You Must be Ferocious when clashing

Chuet Kuen Yiu Fai - The Fist must be fast

Fot Lick Yiu Ging - Power must be used to release strength 

See Gan Yiu Joon - Timing must be accurate

Fon Sau Giu Leen - Trapping hands must be continuous 

Hay Lick Yiu Lau - Some of your strength must be kept in reserve

Ying Sai Yiu Sau - Your own posture must be protected

Ngon Sun Yiu Gau - Eye power and focus must be sharp

Yiu Ma Yiu Hup - The waist and stance must be united

Sau Gyeuk Yiu Ying - Hands and Feet must be coordinated

Doang Joke Yiu Ling - Movements must be agile

Yum Yeung Yiu Sick - The principles of Yin and yang must be comprehended

Sum Jing Yiu Ging - The spirit must remain calm

Hay Lick Yiu Ding - Breathing and strength must be steady

Loy Hay Yim Chum - Internal Strength must be sunken

Moh Sai Yiu Wai - The fighting demeanor must be commanding

Kuet Jeen Yiu Jook - A fight must end quickly 



Um comentário:

  1. Ótima explicação sobre o Wung Chun. Tenho verdadeira paixão pela arte marcial. Obrigado pelo excelente texto.

    ResponderExcluir

VIDEOS WING CHUN

Técnicas de Wing Chun

Forma do Boneco de Madeira